Saúde Mental.

É importante informar-se regularmente sobre os acontecimentos, mas se recomenda evitar estar o tempo todo escutando as notícias, visto que as informações falsas e o excesso de informação podem aumentar a ansiedade.

Em situações de crise, a maioria da população afetada apresenta sintomas de estresse. Estas reações apresentadas são consideradas normais, tendo em vista a intensidade das experiências vividas, e serão mais ou menos persistentes de acordo com o tipo de evento vivido e com a resiliência particular de cada pessoa.

Até 72 horas depois do evento, a reação de estresse é normal, com sintomas como taquicardia, sudorese, hiperatividade, aflição, agressividade, agitação desordenada, fuga, pânico, crise emocional, incapacidade de reagir e paralisia.

Até 3 meses depois do evento ocorre a fase de assimilação, em que o estresse agudo pode estar presente com evitamentos, reação ansiosa, revisão do desastre e dissociação.

Após 3 meses do evento, podem estar presentes sintomas associados a ansiedade e depressão, transtorno de comportamento, transtornos somáticos, transtorno psicótico e transtorno do estresse pós-traumático.