Saúde do Trabalhador.

Em um contexto de enchente, diversos trabalhadores, para além daqueles afetados no próprio território em situação de emergência em saúde pública, são mobilizados para trabalhar na resposta a emergência e recuperação do território, tais como: bombeiros, defesa civil, profissionais da saúde, equipes de limpeza, voluntários, entre outros.

 

"Na ocorrência de enchentes e inundações, os trabalhadores são particularmente expostos a fatores e situações de risco que podem desencadear doenças e agravos característicos desse tipo de desastre, tais como acidente por animais peçonhentos, intoxicação exógena, violências interpessoais/autoprovocadas, leptospirose, hepatite A, doenças de transmissão hídrica e alimentar, arboviroses e outras doenças de transmissão vetorial” (BRASIL, 2023, p. 2).

Portanto, alguns cuidados devem ser redobrados tendo em vista os processos e ambientes de trabalho desfavoráveis que uma enchente proporciona

 

Acidentes de Trabalho comexposição à material Biológico:

 

O que são? Acidentes que podem causar infecção por contato com materiais orgânicos potencialmente contaminados. A exposição a material biológico pode transmitir mais de 50 tipos de patógenos, incluindo vírus da imunodeficiência humana (HIV), hepatite B e hepatite C.

 

Como ocorre o contágio? Entrando em contato com materiais perfurocortantes sem o uso de luvas ou quando são descartados em local inadequado.

 

Como reduzir o risco? Use EPIs, descarte materiais com conteúdo orgânico de forma correta, lave as mãos com frequência e se vacine contra a hepatite B.

 

O que devo fazer? Em caso de acidente, lave a área afetada com água corrente e sabão, sem pressionar ou esfregar. Procure atendimento médico o mais rápido possível, dentro de 72 horas, para realizar testes e, se necessário, receber profilaxia pós-exposição (PEP).

 

Acidente de Trabalho (Típicos e de Trajeto):

 

O que é? Todo e qualquer acidente, de gravidade mais leve ou alta, que ocorre durante o exercício de atividade laboral (acidente de trabalho típico) ou durante trajeto do trabalho para residência ou vice- versa.

 

O que devo fazer? Procurar um serviço de saúde em caso de acidente.

 

Como reduzir o risco?

Não entre em contato direto com água contaminada, contato com fiação elétrica submersa ou durante tempo chuvoso;

 

Use Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para a mitigação deste tipo de acidente, tais como: botas de borracha, luvas ou outros específicos para atividade desempenhada;

 

  Esteja com as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação atualizadas;

 

Fique atento! Qualquer descuido em uma situação de estresse agravado por um cenário de emergência pode levar à ocorrência de um acidente de trabalho (queda, choques elétricos, torsões e outros).

 

Intoxicação Exógena

 

O que é? Uma condição causada pela exposição a substâncias tóxicas que podem prejudicar o funcionamento do organismo.

 

Como ocorre o contágio? Por ingestão, inalação ou outra forma de contato direto.

 

Como reduzir o risco?

 

Em caso de intoxicação, entre em contato com o  CIT pelo telefone 0800 721 3000 A ligação é gratuita e o serviço de plantão de urgência funciona 24horas por dia durante os 7 dias da semana

 

Dermatoses Ocupacionais

 

O que são? Doenças de pele, unhas, cabelos e mucosas causadas ou agravadas por condições ou agentes (biológicos, físicos, químicos) presentes no trabalho.

 

Como ocorre o contágio? Pode ocorrer devido aos ambientes ou processos de trabalho.

 

O que devo fazer? Procurar atendimento médico e relatar a condição sob a qual foi exposto.

 

Como reduzir o risco?

 

Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho:

 

Fique atento: Sintomas como choro fácil, tristeza, medo excessivo, doenças psicossomáticas, agitação, irritação, nervosismo, culpa, desorientação, ansiedade, taquicardia, sudorese e insegurança podem indicar sofrimento emocional, que pode levar ao desenvolvimento ou agravamento de transtornos mentais. Os sintomas serão mais ou menos persistentes, de acordo com o tipo de evento vivido e com a resiliência particular de cada pessoa.

 

É importante ter consciência do próprio estresse, reconhecer os sinais, administrar e pedir ajuda, bem como estar atento a mudanças de hábitos, atitudes e reações nos outros. Lembre-se que problemas físicos (dor de cabeça e lombares, alterações gastrointestinais) podem ser sinais de estresse.

 

Nestes momentos, fale com pessoas de confiança na família, amigos e comunidade e busque profissionais que escutem, aconselhem, apoiem e avaliem o caso. Tente contar com o apoio dos seus colegas de trabalho, compartilhando suas emoções e reações.

 

É impossível cuidar do outro sem cuidar de si mesmo.